No ano de 1992, ocorreu no Rio de Janeiro, no Riocentro, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), também conhecida como Cúpula da Terra (ou ainda ECO-92). Nesse encontro, os países adotaram a Agenda 21, um modelo que objetivava proteger o meio ambiente para proporcionar um futuro mais promissor para a população mundial .
A matéria abaixo foi publicada no jornal O Globo um ano antes da realização do evento e trás alguns detalhes sobre a transmissão do evento via Alternex. O Alternex pertencia ao Ibase ( Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e foi o primeiro provedor de acesso à internet brasileiro a permitir o uso por parte pessoas físicas, a partir de 1989. O conteúdo mostra que era um serviço de preço acessível, sem fins lucrativos. A rede eletrônica do Ibase se integra à internet a partir de uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e esse progresso é impulsionado pela Rio-92.
“Os documentos oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente chegarão ao Centro de Informação da ONU, via Alternex, diretamente para associados. Para ser um deles, basta ter acesso a um microcomputador e a uma linha telefônica
Com isto, pode-se enviar, rapidamente, arquivos, projetos ou qualquer informação previamente gravada em um disquete para qualquer parte do mundo, já que se trata de um sistema sem fins lucrativos. Além de enviar mensagens, o usuário pode participar de conferências eletrônicas internacionais enviando opiniões. O sistema tem sido usado várias conferências da ONU, por exemplo.”