No jornal Correio da Manhã foram publicadas, em 4 de julho de 1956, as declarações dadas por Douglas Schneider, diretor do Centro de Informação da ONU no Rio (UNIC Rio), reforçam o papel da Organização das Nações Unidas em fortalecer o Brasil no cenário internacional.
Sobre o papel do Centro de Informação da ONU, aponta que inicialmente é focado em fornecer informações sobre a ONU, seus órgãos, corpos subsidiários e agências especializadas. A posição do centro, de acordo com o diretor UNIC que aparece na matéria, é de tornar pública as informações relativas ao histórico, realizações e objetivos das Nações Unidas.
Douglas Schneider também ressalta os vínculos com a imprensa, rádio e televisão através da transmissão de boletins informativos. Nesse contexto de divulgação do trabalho da ONU, a interação com estudantes e universidades se torna crucial, como é percebido no depoimento de ex-funcionários e na conduta do UNIC Rio ainda hoje. A produção e mostra de conteúdos audiovisuais produzidos pelo Centro de Informação da ONU ou por outros órgãos e agências é mencionado.