Apresentamos essa plataforma para celebrar a memória dos 70 anos do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil. Esperamos, dessa forma, divulgar as atividades desenvolvidas pela esquipe ao longo das décadas e os resultados dos esforços de trazer ao país as missões e os valores da Organização das Nações Unidas e dos organismos que a compõem.
Destacamos nossa tarefa primordial de contato com a imprensa e de responsabilidade de informar sobre a atuação da ONU mundialmente e em território nacional, promovendo eventos e campanhas de conscientização do público sobre os objetivos da organização, assim como firmando outras parcerias com distintos setores da sociedade brasileira.
O longo período de atuação apresentado acompanha diversos momentos históricos do país e mostra as especificidades na comunicação que se alteram com os avanços tecnológicos. Entre os destaques está a eficiência na entrega de mensagens ao público e à imprensa com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação, principalmente com o surgimento da Internet e a navegação pela rede mundial de computadores.
Com os avanços tecnológicos, o alcance aumentou, contrastando com as dificuldades colocadas no uso dos recursos de décadas anteriores. A Rio+20, em 2012, foi um evento foi simbólico nos aspecto de impulsionar a utilização das novas mídias, voltado para um relacionamento maior com o público.
A equipe do UNIC Rio produz mais de 50 vídeos e 250 textos por mês, compartilhando-os em diversas redes sociais. Entre as campanhas desenvolvidas temos Vidas Negras, que denuncia a violência contra a população negra, e Livre e Iguais, sobre os direitos da população LGBTI.
Além do contato virtual possibilitado pelas tecnologias, o Centro de Informação das Nações Unidas se dedica constantemente a envolver o cidadão em outras iniciativas. As palestras, exibições de filmes e exposições são atividades constantemente desenvolvidas pelo UNIC Rio desde o início de sua instalação no Rio de Janeiro.
Podemos destacar o show Banquete dos Mendigos, nomeado como Direitos Humanos no Banquetes dos Mendigos, que contou com a participação de Ivan Junqueira e apoio do Centro de Informação, para promover a mensagem da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Como obstáculo, este projeto conta por meio de documentos como se deu a censura imposta pelo governo ditatorial da época.
Em tempos mais recentes, temos a Rio+20, que inseriu no debate sobre o desenvolvimento sustentável diversos setores da sociedade e muitos cidadãos que compareceram aos eventos paralelos. E, ainda em 2018, a exposição com obras produzidas por Otávio Roth inspiradas na DUDH, disponíveis em agosto e setembro para a apreciação do público no Centro Cultural Correios.
Nesse espaço, esperamos que fique acessível ao público, por meio de informações reunidas de acervos disponíveis online, nas próprios repositórios da ONU ou no UNIC Rio, a extensa gama de atividades desempenhadas pelo centro em prol dos objetivos da organização.
Este portal será continuamente atualizado com novos dados históricos, ampliando assim o acesso a informação para interessados nos temas aqui expostos e pesquisadores que se dedicam a temas conexos. Boa navegação!